O que é o BIM?

O BIM é uma metodologia de trabalho que envolve a criação e o gerenciamento de informações e modelos digitais tridimensionais detalhados otimizando todas as etapas de construção ao longo do ciclo de vida de um empreendimento: viabilidade, planejamento, orçamento, projeto, construção e operação. Integra e compartilha dados entre todos os envolvidos no processo, oferecendo a possibilidade de simular e visualizar a Construção Virtual, trazendo maior desempenho.

Benefícios do BIM no Setor Público

  • Eficiência na Gestão de Projetos: O BIM auxilia o Setor Público a otimizar os processos de licitação, planejamento e execução de obras públicas, reduzindo retrabalhos e aumentando a previsibilidade de custos e prazos.
  • Qualidade e Sustentabilidade: Com o BIM, é possível projetar edificações mais sustentáveis e eficientes, contribuindo para a redução do impacto ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Transparência e Controle: O BIM oferece maior transparência e controle nas fases de construção e manutenção de obras públicas, permitindo o acompanhamento detalhado de cada etapa e identificando possíveis problemas antecipadamente.

 

Assista alguns vídeos interessantes sobre BIM (Building Information Modeling).

 

 

 

O BIM

O BIM é uma metodologia de trabalho que combina políticas, processos e tecnologias que visam garantir maior assertividade técnica e de controle dos gastos nos processos de projetar, construir e gerenciar dados e informações e de uma edificação ou infraestrutura, ao longo de todo o seu ciclo de vida.

O BIM possui funções eficazes no auxílio ao planejamento e aos projetos, proporcionando uma maior qualidade nos projetos, economia de tempo, maior compatibilidade dos projetos, facilidade no entendimento dos projetos, gerando desta forma economias para execução das obras.

A otimização dos processos públicos relacionados as áreas de arquitetura, engenharia, construção e operação (AECO), em todas as suas especificidades, será cada vez mais alcançada com a implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção). O uso da Tecnologia BIM é uma tendência no Brasil e no Mundo, sendo inclusive uma das exigências para contratação de Obras Públicas.

No Brasil, o Decreto Federal Nº 10.306 de 2 de abril de 2020, estabelece a utilização do Building Information Modeling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling - Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.983 de 22 de agosto de 2019.

No Estado de Minas Gerais, o Decreto Nº 48.146 de 02 de março de 2021, dispõe sobre a estratégia estadual de disseminação do Building Information Modeling - Estratégia BIM-MG e institui o Comitê Gestor da Estratégia BIM-MG.

Muitas outras Unidades da Federação também já possuem Decretos que dispõem sobre a estratégia BIM.

Em 2019, os Governos Estaduais das Regiões Sudeste e Sul do Brasil (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), instituíram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste - COSUD. Juntos, estes possuem os maiores Produto Interno Bruto (PIB) e representam aproximados 70,00 % da economia nacional. O principal objetivo do COSUD é promover pautas conjuntas entre os estados participantes. Em atenção às questões relacionadas a Inovação e Tecnologia, foi criada a Câmara Temática da Estratégia do BIM - CT BIM COSUD, órgão consultivo responsável pela implantação da Estratégia BIM do COSUD. Entre suas atribuições do CT BIM COSUD, estão as de definir e gerenciar as ações necessárias para o alcance dos objetivos da Estratégia do BIM além de atuar diretamente para que os programas, projetos e iniciativas dos órgãos e das entidades públicas estaduais que contratam e executam obras públicas estejam em conformidade com a mesma. Além disso, o CT BIM COSUD também será um ambiente de compartilhamento de informações e experiências, com a capacidade de verificar o impacto das iniciativas setoriais e estaduais relacionadas ao BIM, com vistas à harmonização e à promoção de eficiência e sinergia entre as ações dos órgãos e das entidades públicas estaduais.